quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ATIVIDADES COM O ÁBACO

Atividades Desenvolvidas com o Ábaco:

Tendo em vista que os alunos da educação básica ainda possuem certa aversão à matemática por ser, às vezes, rotulada como “bicho- de- sete cabeças” e também a falta de técnicas didático-pedagógicas diferentes em sala de aula, se propõem então este trabalho. Este é baseado em algumas observações e relatos de alguns professores que reclamam a dificuldade de inovar em matemática.

Objetivo Geral

Proporcionar uma nova interpretação da matemática, mostrando que a mesma pode ser prazerosa e dinâmica, explorando assim, as várias inteligências de um público-alvo, no caso, os alunos da rede de educação básica.

Objetivos Específicos

01) Desenvolver a criatividade;
02) Demonstrar conhecimento cotidiano em relação à matemática;
03) Identificar conteúdos ou conceitos de forma dinâmica e atraente;
04) Mostrar que a matemática não é mais um “bicho- de- sete- cabeças”;
05) Aproximar os alunos à realidade;
06) Contextualizar alguns conceitos matemáticos;
07) Analisar e levantar críticas a cerca da realidade e a matemática;
08) Ampliar a habilidade nos cálculos lógicos e mentais;
09) Fixar e revisar conteúdos matemáticos;
10) Desenvolver a criação e o pensamento lógico-matemático.

Metodologia

Serão utilizadas diversas formas de união do lúdico e da matemática.
Técnicas como o uso de jogos e atividades artísticas, é a base para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, além de prender a atenção do aluno para um determinado assunto, deixando de lado apenas o uso de aulas expositivas. Estas técnicas estarão organizadas como um pequeno guia, com objetivos, materiais e procedimentos.

Brincando com o ábaco

Objetivos:
Demonstrar a construção da dezena, da centena e do milhar;
Reconhecer o valor relativo e absoluto dos algarismos;
→ Identificar as trocas de 10 unidades para 01 dezena e vice-versa, de 10 dezenas para 01 centena e vice-versa e, de 10 centenas para 01 milhar e vice-versa;
→ Resolver adições e subtrações entre números naturais.

Nº de jogadores: de 02 a 06 por ábaco
Materiais: 01 ábaco, lápis, borracha, 03 dados comuns de cores diferentes.
Procedimentos: Os jogadores revezando a cada rodada jogam os três dados. O professor estipula qual cor irá representar as unidades, as dezenas, as centenas e os milhares. Assim, o primeiro aluno vai colocar o valor que tirou nos dados no ábaco, o segundo irá fazer uma soma com os valores que tirou e aqueles que já se encontram no ábaco e assim por diante. O professor poderá marcar o número de rodas e vence os jogadores que tiver o maior número no ábaco depois de todas as rodadas.

1.      Objetivos

1.1) Objetivo Geral
Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de ferramentas educacionais que fortaleçam a prática pedagógica e a formação profissional dos docentes e licenciados dos cursos de Matemática e Pedagogia.

1.2) Objetivos Específicos
· Discutir caminhos que auxiliem os professores na reflexão da prática docente com relação ao ensino de matemática nos anos iniciais;
· Estimular o uso do material didático manipulável nas aulas de matemática dos anos iniciais;
· Contribuir com encaminhamentos metodológicos para o ensino de matemática nos anos iniciais.

2.      Conteúdos a serem desenvolvidos

Sistema de numeração decimal: características, regras e base; Operações adição e subtração de números naturais: significados e algoritmos.

3.      Metodologia e recursos a serem utilizados

No tocante aos processos metodológicos a serem desenvolvido neste blog trabalharemos com atividades sequenciais abrangendo os conteúdos: sistema de numeração decimal e as operações de adição e subtração com números naturais em diversas atividades que possibilitem a compreensão do processo de ensino aprendizagem dos algoritmos dessas operações. Para tanto, faremos uso do material didático manipulável denominado de ábaco, como recurso principal para a operacionalização das atividades propostas. Além do ábaco utilizaremos cópias das atividades a serem propostas aos participantes  neste blog.
Em todo o processo de vivência das atividades teremos a organização em grupos de trabalho como estratégia necessária para a discussão, interação e socialização das atividades propostas e a avaliação do desenvolvimento do trabalho acompanhará todo o processo vivido, pois compreendemos que avaliar é uma ação que acompanha o fazer pedagógico em todas as suas fases. Após cada atividade proposta haverá momentos para reflexão, discussão e registro do que foi vivenciado por todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário